quarta-feira, 25 de maio de 2016

Eu tava triste, tristinho, mas meu CSQ chegou bem rapidinho!

Aeeeee gente,

Deixei pra fazer um post só contando o que aconteceu neste mês. Bem, como havia dito no post anterior o MIDI começou a emitir os CSQs do pessoal de novembro de 2015. Algumas pessoas passaram a telefonar pra lá e saber que o CSQ já havia sido emitido, mesmo sem receber nenhum e-mail, nem nada.

Então, no dia 5 de maio, eu tomei coragem e resolvi ligar (usei o hangout do Google, sai de graça usando internet). Escolhi ser atendido em francês, e o atendente pergunta como pode me ajudar, eu digo que gostaria de saber informações sobre meu processo de solicitação de CSQ e tal. Daí ele perguntou meu nome, número de referência individual (esse número vem na carta de abertura), data de nascimento, se eu era casado, qual o meu país de origem (eu já estava achando estranho tantas perguntas ehehe) até que ele começa a falar: "Votre CSQ..." nesse momento eu já mentalizei o que iria escutar depois e, de fato, ele disse: "...a été emis." Isso mesmo, vosso CSQ foi emitido. Daí eu falei, ah oui? Quel date? E ele disse 3 de maio. Eu comecei a chorar no telefone e dizer merci, merci, merci beaucoup ehehe. O atendente riu e falou que tinha o tempo da postagem e tal, perguntou se eu desejava saber mais alguma informação, eu disse que não, c'est correct, c'est bien e tal e ele disse mais alguma coisa e au revoir. Nossa! Que alívio gostoso!

E ontem, dia 24 de maio, ele chegou! Lindo e pardo! Tinham me dito que era só um papel simples e sem graça. Que nada! Ele é lindo (eles são lindos, são três), cheio de cores, de sonhos e de realizações. Passa um filme na cabeça, da luta pra alcançar a pontuação, dos mais de 4 TCFs que fiz, das aulas particulares, da quantidade de blogs, histórias e pesquisas que já fiz, do tanto que sonhei e agora posso começar a por em prática, das incertezas, do medo de não entrar na cota, da junção dos documentos, etc etc. E hoje a imagem que já vi em vários blogs eu posso tê-la no meu também. Sonhar, lutar e realizar! Nunca esse clichê foi mais válido pra mim. Entre essa e outras conquistas, uma coisa eu já entendi bem: Não há outro caminho, se não lutar com todas as nossas forças por nossos sonhos, sangue no olho, raça e força. Um pouquinho a cada dia! Devagar e sempre!


11 comentários:

  1. Você tem toda razao: o envelope mais lindo que recebemos! Cheio de significado, cheio de magia e amor. Louca pra viver o que temos pra viver.

    ResponderExcluir
  2. Ahahha, entendo o sentimento com o CSQ. Quando precisei mandar a cópia destinada ao federal pelo Fedex, foi quase uma despedida. Agora estou aqui, aguardando a chamada para os exames médicos com a mesma ansiedade que aguardei todos os outros e-mails. Imigrante sofre... =P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada fase uma ansiedade ehehe Você enviou seu federal quando? Valeu!

      Excluir
    2. Da segunda vez - pois na primeira devolveram meus documentos por uma besteira que poderia ter sido resolvida por e-mail - a data de chegada em Sydney é 20 de janeiro deste ano.

      Segue minha linha de tempo para conferência:

      1. Nous avons reçu votre demande de résidence permanente le 20 janvier 2016.
      2. Nous vous avons envoyé de la correspondance accusant réception de votre ou de vos demande(s) le 29 février 2016.
      3. Nous avons commencé le traitement de votre demande le 17 mars 2016.

      E, contrariando o que muitos andam dizendo, para mim está demorando uma eternidade... ¬¬

      Excluir
    3. Entendi, mas por que devolveram? Estamos juntando nossos docs agora pra enviar.

      Excluir
    4. Nossa, foi um caso bem específico, não precisam ficar preocupados. Minha mulher e enteado já são residentes permanentes, então estou fazendo meu processo sozinho. Na confusão entre onde meu enteado deveria ser citado ou não (o cônjuge é sempre citado), acabou passando um local em um dos formulários onde ele deveria ter sido incluído e não foi. Uma besteira assim, num formulário que nem levava minha assinatura e poderia ter sido reenviado por e-mail, mas devolveram tuuuuudo e atrasaram minha vida. Paciência. São muitas coisas a preencher e às vezes a gente comete um deslize mesmo. A única solução é esperar um pouco mais... ¬¬

      Excluir
    5. Entendi! Espero que se desenrole logo agora =]

      Excluir
  3. Parabéns!!! Agora é partir para o federal e logo aquele sonho lá distante vira realidade! Boa sorte pra vocẽs nessa nova etapa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Diogo! Acompanho teu blog. Logo logo estaremos no Québec! =]

      Excluir
  4. Olá pessoal!
    Que legal que o CSQ chegou! Que sensação maravilhosa, não?
    Parabéns!
    Agora é correr com os documentos e enviar para Sydney, sentar e esperar de novo, rsrsrs.
    Ainda bem que a segunda parte (o Federal) está muito rápido e não teremos que esperar muito.
    Abraços,

    Taís e Alfredo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Taís e Alfredo. Tem sido mais rápido mesmo o federal, esperamos que continue assim. E a sensação do CSQ é maravilhosa mesmo, muito alívio. Valeu!

      Excluir